A convite do Cabildo de Lanzarote e da Federação Portuguesa de Artes e Ofícios (FPAO), três artesãos regionais marcam presença na Feira de Artesanato de Lanzarote, onde as artes e ofícios tradicionais da Macaronésia estarão em destaque.
Tendo o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) sido o intermediário entre os envolvidos nesta participação, a Região Autónoma da Madeira será representada pelos artesãos reconhecidos por este Instituto: Jenita Spínola (tecelagem), Emanuel Nóbrega (tanoaria) e Maria da Graça Nunes (trabalhos em palha de milho), evidenciando assim a diversidade do artesanato madeirense, em termos de matéria-prima e de ofícios que a caracterizam.
Esta feira decorre de 10 a 15 de setembro, na localidade de Mancha Blanca, e conta com artesãos das diversas ilhas da Macaronésia, num intercâmbio cultural que se prevê bastante enriquecedor.
A Feira de Artesanato de Lanzarote celebra este ano a sua 35ª edição, sendo um local de encontro dos mais prestigiados artesãos da ilha e um dos mais relevantes das Canárias. Foi criada com o intuito de celebrar a riqueza e a diversidade do artesanato local, destacando o impacto positivo desta atividade na economia, no emprego e na cultura da ilha.
Esta participação é sem dúvida uma oportunidade de relevo para promoção do artesanato regional além-fronteiras, estreitando e promovendo o intercâmbio cultural e económico entre as ilhas envolvidas.
JM | 10.09.24