Artesanato da Madeira promovido nas festividades de Natal e Fim do Ano

O Artesanato da Madeira está presente num espaço de referência nas festividades de Natal e de Ano Novo, que decorre na placa central situada na Avenida Arriaga. O seu funcionamento decorre como mostra destas artes identitárias da cultura regional, que nesta época do ano, ganham uma especial atenção e visibilidade junto do público residente e visitante.

Desde a sua abertura, a exposição do Artesanato da Madeira tem registado uma adesão muito positiva por parte dos visitantes nacionais e estrangeiros, despertando grande interesse pela diversidade e autenticidade das artes e ofícios tradicionais da Região.

Ao longo dos primeiros turnos, têm estado representadas artes como o a cerâmica, tanoaria, elementos trabalhados em palha, madeira e pedra e outras expressões artesanais, proporcionando momentos de contacto direto com os artesãos e com os processos de produção. Esta proximidade tem contribuído para uma maior valorização do saber-fazer tradicional e para um impacto bastante favorável ao nível da sensibilização cultural e da dinâmica comercial do setor.

Sob organização do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), o stand do Artesanato da Madeira está em funcionamento desde 16 de dezembro com duração até 7 de janeiro, numa dinâmica que integra um conjunto de semanas temáticas, com o intuito de disponibilizar uma vasta mostra de artesanato regional ao todos os visitantes. Restam ainda três turnos a entrar na exposição com artesãos das artes de madeiras, lã, pedra e renda. Desta forma, foi estabelecido o seguinte calendário:

  • 29 de dezembro: a 04 de janeiro: Madeira, Metais e Pedra;
  • 05 a 07 de janeiro: Diversas Artes & Ofícios Tradicionais da Madeira.

Em formato rotativo, o stand conta com 35 artesãos reconhecidos, que agrupados de acordo com as suas artes e ofícios, permanecerão durante 3 dias seguidos, de forma a promover a visibilidade de cada grupo.

Tendo em conta a grande afluência turística perspetivada para as festividades de Natal e Fim do Ano, na nossa Ilha, esta é, sem dúvida, uma oportunidade de relevo para a promoção e consequente incremento das vendas destes sectores que dependem, em grande escala, do turismo.

De igual forma, o IVBAM, convida toda a população a visitar este pavilhão, reavivando memórias e dar a conhecer esta arte e ofício tão tradicional da Região.

O pavilhão funcionará, diariamente, até 7 de janeiro, entre as 10h e as 19h, sendo o seu acesso gratuito. No dia 01 de janeiro não abrirá ao público.