História

CONHECER O ARTESANATO

O artesanato é um conceito muito vasto e difícil de definir com exatidão, o qual para além de compreender duas linhas orientadoras – a tradicional e a contemporânea – não deixa de ser essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão.

A história do artesanato na Madeira tem início com a própria história do povo, surgindo com a necessidade deste em produzir bens de uso doméstico, essenciais ao seu dia a dia. Com a sua evolução, muitos passaram a olhar para este trabalho como uma forma de sobrevivência que convidava à expressão criativa e única de apresentação de artigos artesanais.

Como exemplos desta expressão, temos as botas de vilão, as quais surgiram com a necessidade de calçar uma franja da população, situada no interior da ilha, que andava descalça. De igual modo,  o barrete de orelhas ou barrete de vilão, traduziu-se numa peça de grande utilidade para os pastores que guardavam o gado na serra.

Com o passar dos anos procurou-se também uma certa dose de criatividade aliada à produção de peças novas. Surgiram novos conceitos e o design aliado à inovação, proporcionaram novos produtos, sempre com o objetivo de ir ao encontro de uma nova clientela, que se fidelizou neste tipo de artigos únicos. Esta procura é transversal a todas as áreas do artesanato.

Tradicionalmente, o artesanato é uma produção com carácter familiar, sendo inúmeros os casos em que os saberes são transmitidos de pais para filhos.

Trabalha-se, por regra, em oficinas rudimentares, na própria casa, onde existem as diversas etapas de produção, desde a preparação da matéria-prima até à produção dos artigos.

São diversas as atividades artesanais produzidas na Região Autónoma da Madeira, as quais variam entre trabalhos elaborados com cana vieira e com madeira, empalhamento de objetos em vime, a cerâmica, a olaria, as botas de vilão, os embutidos, as bonecas de massa, as miniaturas de cestos do Monte e de casas de Santana, suportes para garrafas de licor, poncha e vinho Madeira, bonecas com trajes regionais, preparação e fiação de fibras têxteis, tapetes e artigos de vestuário, confeção dos barretes de orelhas, bonecas de palha de milho, os brinquinhos, entre outras. Os trabalhos dos nossos artesãos impressionam pela dedicação, cuidado, execução e sensibilidade, que se traduzem na elaboração de peças exclusivas.

O artesanato é uma das grandes riquezas culturais de um povo, é algo que o identifica e distingue dos demais. É através das suas peças que os artesãos transmitem  a genuinidade, a cultura, o folclore e a tradição das suas gentes.

A melhoria das condições de vida e de trabalho de todos os profissionais que divulgam o artesanato regional é a meta a atingir, na certeza de que o empenho e o sucesso na procura de um padrão elevado de qualidade dos produtos artesanais madeirenses passa obviamente pela necessidade de dignificar ainda mais o trabalho dos artesãos regionais, criando campanhas institucionais de promoção, a nível nacional e internacional, em feiras e outros eventos, possibilitando o intercâmbio cultural.

EVENTOS
Programa da "Semana da Tecelagem e da Tapeçaria"
15 e 16 de outubro
Workshops de Introdução à T...
14, 17 e 19 de outubro
Workshops de Iniciação à Te...
EVENTOS
Programa da "Semana da Tecelagem e da Tapeçaria"
15 e 16 de outubro
Workshops de Introdução à Tapeçaria
14, 17 e 19 de outubro
Workshops de Iniciação à Tecelagem
NOTÍCIAS
Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato acolhe 'Semana da Tec...
Artesanato madeirense promovido em Lanzarote
IVBAM promove "Vinhos da Madeira & Artesanato da Madeira"
NOTÍCIAS
Out 2024
Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato acolhe 'Semana da Tecelagem e d...
Set 2024
Artesanato madeirense promovido em Lanzarote
Set 2024
IVBAM promove "Vinhos da Madeira & Artesanato da Madeira"