O Artesanato da Madeira vai ganhar palco nas celebrações da Festa da Flor, deste ano, através de um conjunto de ações promocionais orientadas pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), cujos principais objetivos são valorizar e impulsionar esta arte “tão identitária” da cultura regional, impulsionando e contribuindo para a sua preservação e perpetuação.
Com o intuito de criar maior dinâmica, este ano, o Artesanato da Madeira terá dois espaços de referência, um pavilhão localizado na Praça do Povo, de 2 a 19 de maio e a Loja do Artesanato da Madeira, localizada na Rua dos Ferreiros, que estará a celebrar a Festa da Flor, de 2 a 31 de maio.
O Pavilhão do Artesanato da Madeira resulta da parceria estabelecida entre o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e o IVBAM, no âmbito das celebrações dos 25 anos da elevação da Floresta Laurissilva a Património Mundial Natural da UNESCO. Este pavilhão tem como intuito realçar a ligação entre a natureza e o artesanato regional que dela advém, sendo por isso dinamizados, neste espaço, workshops de artes e ofícios que integram matérias-primas naturais, numa dinâmica de semanas temáticas.
PROGRAMAÇÃO DO PAVILHÃO DO ARTESANATO DA MADEIRA E FLORESTA LAURISSILVA
2 a 7 de Maio – artesãos que trabalham as madeiras, os vimes e outras fibras vegetais;
8 a 13 de Maio – artesãos que trabalham o barro, cerâmicas e azulejaria;
14 a 19 de Maio – artesãos que trabalham os fios, tecidos e couro.
Para além da presença dos artesãos, este pavilhão irá acomodar diversas áreas e actividades, com trabalho ao vivo, para que os artesãos demonstrem aos visitantes a sua arte, em particular aos sábados e domingos. Cada turno temático, terá, no final, uma sessão de conversas entre artesãos que marcará o fim dessa semana temática, constituindo um Fórum.