Entrar

1 de dezembro - 7 de janeiro

Pavilhão do Bordado e do Artesanato da Madeira na Avenida Arriaga

Entre 1 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, a placa central da Avenida Arriaga, no Funchal, acolhe um vasto programa de dinâmicas que integram concertos, atuações, oficinas, entre outras iniciativas que celebram a quadra natalícia e o Ano Novo, com muita alegria, num misto de ações que aliam a tradição à contemporaneidade.

É neste âmbito, que o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) enquadra a presença do Bordado e do Artesanato da Madeira, sendo os mesmos promovidos e divulgados num pavilhão com imagem alusiva a esta quadra, tão acarinhada por madeirenses e visitantes.

A iniciar o certame, já a partir do dia 1 de dezembro, estará a mostra de Bordado Madeira, sendo representada por quatro empresas produtoras – Abreu & Araújo; Bordal – Bordados da Madeira; Gês Bordados e Luís de Sousa. Até 19 de dezembro, os visitantes deste pavilhão poderão se surpreender com uma variedade de artigos com Bordado Madeira.

De 20 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, o pavilhão acolherá um total de 32 artesãos, os quais apresentarão diferentes tipos ofícios tradicionais, entre os quais: a feltragem de lã; a cerâmica/olaria; a azulejaria; a arte de trabalhar o couro e os artigos têxteis para o lar.

De forma a realçar a singularidade e criatividade destes artesãos, os mesmos estarão divididos por turnos de 5 ou 6, numa clara aposta por parte do IVBAM em dar palco a diferentes artes e ofícios enquadrados no artesanato regional.

De referir que o pavilhão irá contar a presença de três artesãos dos Açores, numa parceria entre o IVBAM e o Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), num intercâmbio que se traduz também na presença de dois artesãos madeirenses, na Expo Açores Artesanato, a acontecer entre 7 a 12 de dezembro deste ano.

As celebrações de Natal e Fim do Ano, na placa central da Avenida Arriaga são uma referência e local de passagem obrigatória para madeirenses e turistas, que procuram sentir a verdadeira magia da “Festa” madeirense, numa envolvente de tradições que se misturam com os tempos atuais, sendo por isso, uma oportunidade excecional para os sectores do Bordado e do Artesanato da Madeira irem ao encontro da população, dando a conhecer os seus produtos como sugestões de prendas de Natal ou souvenirs, e consequentemente incrementar as suas vendas.

O pavilhão do Bordado e do Artesanato da Madeira, poderá ser visitado durante todo o período alusivo a estas festividades, entre as 10h00 e as 19h00.

OUTROS EVENTOS

Celebração dos Santos Populares na Loja do Artesanato da Madeira
2 - 26 MAIO 2024
Artesanato da Madeira nas celebrações da Festa da Flor de 2024
1 de dezembro - 7 de janeiro
Pavilhão do Bordado e do Artesanato da Madeira na Avenida Arriaga
Celebração dos Santos Populares na Loja do Artesanato da Madeira
Artesanato da Madeira nas celebrações da Festa da Flor de 2024
Pavilhão do Bordado e do Artesanato da Madeira na Avenida Arriaga